O Livro acima é de uma coleção Feminismos Plurais, que traz temas relevantes, tais como: empoderamento feminino, transfeminismo, interseccionalidade, lugar de fala, entre outros, abordados por mulheres, acadêmicas, negras, com linguagem didática, como forma de construir instrumentais para compreender a realidade e debates profundos no país.
A aula realizada no dia 27 de julho, oportunamente assisti com a turma do noturno, pois o professor Joel convidou a professora e pesquisadora da Unilab- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Dra. Eliane Gonçalves da Costa para ministrar a palestra “Reflexões sobre lugar de fala, feminismo negro e interseccionalidade”
Durante a palestra foram abordados temas de suma relevância para a vida em sociedade, questão que estamos desenvolvendo ao longo desse componente. A palestrante levantou questões de raça, gênero e classe. E tratamos principalmente da interseccionalidade, as avenidas onde essas questões se cruzam e se ao invés de ficarem mais evidentes, se tornam invisíveis.
Como educadora, várias questões me interessaram, pois estão presentes nas salas de aula, saber lidar com esse tipo de atitude discriminatória, e coibir desde sempre este tipo de postura. É de pequeno que se aprende, e como professor queremos dar exemplo.
Foi interessante constatar nos depoimentos da professora palestrante, e de algumas colegas, que foi o universo acadêmico de ensino superior que proporcionou esse enfrentamento pessoal de autoconhecimento, e autovalorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário