Feliz São João!
Hoje dia 24/06/2021 o professor Joel se disponibilizou a dar uma aula extra, para nos ensinar a criar o Blog.
A aula foi ótima!
Livro: A Sociedade dos Indivíduos, de Norbert Elias, na aula do dia 17/06, parte 1 A Sociedade dos Indivíduos (1939)
O que nos falta — vamos admiti-lo com franqueza — são modelos conceituais e uma visão global mediante os quais possamos tornar compreensível, no pensamento, aquilo que vivenciamos diariamente na realidade, mediante os quais possamos compreender de que modo um grande número de indivíduos compõe entre si algo maior e diferente de uma coleção de indivíduos isolados: como é que eles formam uma “sociedade” e como sucede a essa sociedade poder modificar-se de maneiras específicas, ter uma história que segue um curso não pretendido ou planejado por qualquer dos indivíduos que a compõem. (NORBERT, 1994, p. 14).
Como viver em harmonia em sociedade?
Se cada um de nós é tão diferente um do outro, para vivermos em sociedade, precisamos procurar os pontos em comum, e estabelecermos regras, para que funcione.
A vida é um caminho longo, onde você é mestre e aluno.
Algumas vezes você ensina, e todos os dias você aprende.
Indicação de leitura: Era dos Extremos
Hoje 10/06/2021 na aula do professor Joel Pereira Felipe, fizemos uma análise da parte 19 do livro "A Era dos Extremos O breve século XX 1914-1991" de Eric Hobsbawn.
Essa experiência foi uma viagem no tempo para mim, pois eu tenho esse livro físico e fiz a primeira leitura dele, quando cursava Economia em Brasília, lá nos anos de 1990. Ficou claro que não sou a mesma pessoa que leu o livro pela primeira vez, minhas opiniões e minha visão de mundo se alterou ao longo desses anos.
Durante a aula, cada colega pode expor suas opiniões sobre a leitura. Foi um momento de interação bastante rico, onde a velha posição de discordarmos, debatermos, mas sobretudo respeitarmos opiniões diferentes foi retomada.
O livro é muito interessante, a parte 19 intitulada Rumo ao Milênio, trata exatamente do final do século XX e o que esperar de um novo milênio, principalmente nos aspectos econômicos e políticos. Trata das desigualdades sociais , a retomada dos governos democráticos. Outra perspectiva do autor trata das resoluções dos problemas do milênio, mas evidencia a dificuldade em identificar tais problemas, para daí então buscarmos as soluções.
O autor faz uma divisão muito peculiar de três eras existentes no século XX, são elas: a Era das Catástrofes, período que engloba as duas grandes guerras; a Era de Ouro, período de prosperidade pós a segunda guerra mundial; e a Era das Crises, período dos fracassos ultraliberais e o colapso da União Soviética.
O autor fala ainda do capitalismo como a força motriz que impulsionou as grandes potências mundiais. E as tristes consequências que essa busca gerou, tais como: desigualdades sociais, guerras, destruição e mortes.
Além disso, a destruição do planeta, que hoje acarreta problemas em diferentes aspectos.
Com a proposta do professor de neutralizar um dos sentidos. Assisti o filme Intocáveis. Já tinha assistido, mas é uma daqueles filmes que a...