Livro: A Sociedade dos Indivíduos, de Norbert Elias, na aula do dia 17/06, parte 1 A Sociedade dos Indivíduos (1939)
Inicialmente o autor trata da definição da palavra sociedade, uma palavra tão comum no nosso vocabulário, mas que no entanto, engloba várias ideias, pessoas que tem alguma coisa em comum, algumas voluntariamente outras involuntariamente. propõe uma análise do indivíduo e da sociedade na longa cadeia de interdependência, entrelaçando estrutura social e estrutura psíquica.
O que nos falta — vamos admiti-lo com franqueza — são modelos conceituais e uma visão global mediante os quais possamos tornar compreensível, no pensamento, aquilo que vivenciamos diariamente na realidade, mediante os quais possamos compreender de que modo um grande número de indivíduos compõe entre si algo maior e diferente de uma coleção de indivíduos isolados: como é que eles formam uma “sociedade” e como sucede a essa sociedade poder modificar-se de maneiras específicas, ter uma história que segue um curso não pretendido ou planejado por qualquer dos indivíduos que a compõem. (NORBERT, 1994, p. 14).
Como viver em harmonia em sociedade?
Se cada um de nós é tão diferente um do outro, para vivermos em sociedade, precisamos procurar os pontos em comum, e estabelecermos regras, para que funcione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário