Indicação de leitura: Era dos Extremos
RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
Hoje 10/06/2021 na aula do professor Joel Pereira Felipe, fizemos uma análise da parte 19 do livro "A Era dos Extremos O breve século XX 1914-1991" de Eric Hobsbawn.
Essa experiência foi uma viagem no tempo para mim, pois eu tenho esse livro físico e fiz a primeira leitura dele, quando cursava Economia em Brasília, lá nos anos de 1990. Ficou claro que não sou a mesma pessoa que leu o livro pela primeira vez, minhas opiniões e minha visão de mundo se alterou ao longo desses anos.
Durante a aula, cada colega pode expor suas opiniões sobre a leitura. Foi um momento de interação bastante rico, onde a velha posição de discordarmos, debatermos, mas sobretudo respeitarmos opiniões diferentes foi retomada.
O livro é muito interessante, a parte 19 intitulada Rumo ao Milênio, trata exatamente do final do século XX e o que esperar de um novo milênio, principalmente nos aspectos econômicos e políticos. Trata das desigualdades sociais , a retomada dos governos democráticos. Outra perspectiva do autor trata das resoluções dos problemas do milênio, mas evidencia a dificuldade em identificar tais problemas, para daí então buscarmos as soluções.
O autor faz uma divisão muito peculiar de três eras existentes no século XX, são elas: a Era das Catástrofes, período que engloba as duas grandes guerras; a Era de Ouro, período de prosperidade pós a segunda guerra mundial; e a Era das Crises, período dos fracassos ultraliberais e o colapso da União Soviética.
O autor fala ainda do capitalismo como a força motriz que impulsionou as grandes potências mundiais. E as tristes consequências que essa busca gerou, tais como: desigualdades sociais, guerras, destruição e mortes.
Além disso, a destruição do planeta, que hoje acarreta problemas em diferentes aspectos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário